Você deveria conhecer o Aeon Ideas

Aeon IdeasNesta semana, o Daily Nous publicou um post, a partir de um artigo no The Straits Times, sobre a falta de impacto e penetração da maioria dos artigos de Humanidades. Segundo os dados apontados ali, 82% dos artigos publicados em periódicos acadêmicos não são citados nem sequer uma vez.

Aeon IdeasUma das sugestões para que a produção das Humanidades – e, em especial, da produção filosófica – se aproximasse de um público maior, conhecesse maior impacto, maior número de leitores e maior amplitude de discussão, passa pela publicação em veículos que, ao mesmo tempo que reúnem especialistas, são voltados para o grande público; casos clássicos são os jornais e revistas (magazines), mas também alternativas como o Project Syndicate, no qual se pode encontrar artigos de sujeitos como Peter Singer ou Thomas Nagel, escritos em linguagem comum e sobre assuntos mais ou menos variados.

Nessa linha, um dos projetos mais interessantes surgidos atualmente – e que ainda está na fase beta – é o Aeon Ideas, empreendido pela equipe do excelente Aeon.

Aeon IdeasO site funciona basicamente como um repositório de questões, sugeridas e votadas por usuários que, uma vez aprovadas pelos editores, fica disponível para ser comentada, respondida e debatida. O espectro de perguntas vai desde Filosofia até Cultura em geral, Arquitetura, Tecnologia, bem como suas subdivisões. Pode-se participar tanto fornecendo um “Viewpoint” – uma resposta maior e mais aprofundada que, por sua vez é submetida a apreciações por outros usuários – ou apenas com um comentário no fórum aberto a cada questão. Nas palavras dos editores:

Aeon Ideas is a place for conversations about ideas that matter. We encourage everyone to contribute to the site by asking questions, writing viewpoints, or posting to the forum.

O que é particularmente interessante é que o site começa a atrair especialistas, como o filósofo e criador do Philosophy Bites, Nigel Warburton, com quem se pode debater abertamente. A partir de um certo número de ações, bem como da formação do usuário, o site adiciona badges aos perfis – que podem ser seguidos -, identificando as áreas de expertise. 

A iniciativa é, sem dúvida, uma excelente ferramenta para tornar o debate sobre as grandes questões cada vez mais público e acessível.

Saiba mais sobre o Aeon Ideas na seção de FAQ;

Se você quiser me seguir por ali, visite o meu perfil.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.