As distorções da Imprensa

Traduzo abaixo um artigo de hoje, do Catholic Culture. Pequeno, mas direto nos fatos. Negritos meus.

* * *

Em uma exibição extraordinária da parcialidade da imprensa, a Associated Press relatou que "os casos de abuso de dois padres no Arizona lançaram mais dúvidas sobre a insistência da Igreja Católica que o papa Bento XVI desempenhou nenhum papel na proteção pedófilos antes de se tornar papa."

Longe de "proteger pedófilos", a Congregação para a Doutrina da Fé, sob direção do Cardeal Joseph Ratzinger, determinou que os dois padres – padres Michael Teta e Robert Trupia – fossem retirados do sacerdócio, como a Catholic World News havia relatado anteriormente. Ambos os sacerdotes exerceram o seu direito à toda extensão dos recursos canônicos antes de sofrerem ações disciplinares, mas foram, por fim, suspensos do ministério.

Padre Federico Lombardi, diretor de Imprensa da Santa Sé, emitiu uma declaração sobre o caso Teta:

"A Diocese de Tucson contatou a Congregação para a Doutrina da Fé sobre o caso, porque era crime canônico que dizia respeito a indecência ligada à confissão", disse ele. "A Congregação para a Doutrina da Fé teve um papel ativo no processo ao longo dos anos 1990, a fim de garantir que o julgamento em curso na Igreja da Diocese de Tucson seria devidamente concluída. O julgamento foi concluído em 1997. O clérigo em questão foi considerado culpado e laicizado. A evidência clara e certamente demonstra isso. " 

O recurso de Pe. Teta "chegou ao Tribunal Congregação durante um período em que a revisão das normas canônicas anteriormente em vigor, já havia começado", prosseguiu o Pe. Lombardi. "Os recursos foram, portanto, pendentes até a entrada em vigor da nova legislação em 2001, o que resultou no fato de que todos os casos de «crimes graves», seriam colocados sob a jurisdição da Congregação para a Doutrina da Fé, para um tratamento mais rápido e mais seguro."

"Desde 2001, todos os recursos pendentes foram prontamente tratados e o recurso Teta foi um dos primeiros”, acrescentou o Pe. Lombardi. "Isso levou tempo, porque houve um volume muito grande de documentação especial. Em qualquer caso, a decisão do tribunal foi confirmada in totum, e Teta foi deposto em 2004. "

"Não se deve esquecer que, mesmo quando os recursos estão pendentes e a sentença está suspensa, medidas cautelares foram impostas pelo bispo aos acusados. Na verdade, Teta tinha sido suspenso do exercício do ministério sacerdotal em 1990. "

1 comentário As distorções da Imprensa

  1. Pingback: A briga que ninguém quer comprar, por Olavo de Carvalho | Inter-Esse

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.