Categories: Igreja

Artigo Pastoreando – 12

De onde há de vir a julgar os vivos e os mortos

O sétimo artigo do Credo expressa, por fim, os últimos atributos do Cristo dos quais damos testemunho de fé. Ensina-nos a Mãe Igreja que Nosso Senhor tem três funções ou ofícios fundamentais, a saber, ser nosso Redentor, nosso Protetor e nosso Juiz. Nos artigos precedentes, contemplamos e compreendemos como por meio de Sua gloriosa Paixão, Morte e Ressurreição Ele nos traz a Salvação bem como, subindo ao Céu, no protege e advoga por nós. Assim, no presente artigo, professamos que Jesus Cristo é o Justo Juiz que julgará toda a humanidade.

 

Há dois aspectos fundamentais que devemos compreender ao professarmos este artigo. O primeiro deles é sobre a segunda vinda do Senhor. Na plenitude dos tempos, a Segunda Pessoa da Santíssima Trindade veio para nos redimir e nos trazer a Salvação. No fim dos tempos, ou como nos diz as Escrituras, no “Dia do Senhor” (cf. 1 Tes. 5,2) Ele virá uma segunda vez para nos julgar. É o próprio Senhor quem nos diz que ninguém conhece o dia (cf. Mt. 24,36), por isso devemos estar preparados e juntos dEle. O segundo ponto é o julgamento em si mesmo, que também podemos compreender em dois momentos. Mas o que devemos entender pelo epíteto de “Juiz”?

Cremos que, após a nossa morte, cada um de nós se apresenta diante do Senhor que, com misericordiosa justiça, escrutinizará toda nossa existência, nossos atos, pensamentos, palavras e omissões. Para além do juízo individual, que chamamos de particular, cremos também no julgamento último de toda a humanidade. Mas por que, ao lado do juízo particular, a Igreja ensina o juízo geral?

Se o Cristo é o Redentor da humanidade e inaugura a nova Criação, sua missão se plenifica na completa reconfiguração de toda a humanidade. Assim, nós mesmos, como indivíduos, só podemos encontrar nossa plenitude na plenitude da nova Criação, da Jerusalém Celeste, completada pela Segunda vinda gloriosa. Do mesmo modo, mesmo as consequências de nossas ações continuam reverberando no mundo – através de nossos atos, exemplos e influências sobre os outros – mesmo após a nossa morte. Assim, tudo isto só encontra seu fim no término do mundo, no fim dos tempos em que todo o gênero humano será julgado, sendo reservada aos justos a visão beatífica de Deus e, aos condenados, sua privação eterna.

Peçamos portanto a Deus que possamos ganhar Sua misericórdia e que nunca nos afastemos das boa obras, da penitência, da esmola e da caridade, verdadeiros remédios, como nos diz S. Tomás, para nos prepararmos para a presença diante do Senhor, Justo Juiz.

Um abraço.

Gabriel Ferreira

G. Ferreira

View Comments

  • Devemos nos preparar todos os dias para a segunda vinda do Senhor, não é uma tarefa fácil, mas que pertence a todos aqueles que reconhecem a voz do Bom Pastor, que nos chama da morte para a vida eterna.

Share
Published by
G. Ferreira

Recent Posts

Curso de Extensão Online – Compreender Filosofia

Depois de muitos anos recebendo alguns pedidos para um curso online de filosofia, vou oferecer…

2 anos ago

Apresentação – Depois de Hegel

Publico abaixo o texto na íntegra da apresentação à minha tradução do livro de Frederick…

4 anos ago

Entrevista ao Bunker do Dio

Em maio deste ano, tive o prazer de ser convidado pelo Dionisius Amendola, que capitaneia…

5 anos ago

Novo artigo sobre Kierkegaard (e Hegel, Heidegger e Trendelenburg)

Novo artigo aceito para publicação (a sair pela Revista Trans/Form/Ação - UNESP) sobre a leitura…

5 anos ago

O Sistema de Fases para avaliação

Procurando por artigos de Shamik Dasgupta em seu site, acabei clicando em uma de suas…

5 anos ago

A filosofia entre a arte e a ciência ou O desafio de Dennett

 Relendo a introdução do incrível “Ten neglected classics”, organizado por Eric Schliesser, topo de novo…

5 anos ago