9º Encontro de Estudos das Origens da Filosofia Contemporânea

Na próxima segunda, dia 26 de novembro, inicia-se a 9ª edição daquele que, sem dúvida, num dos melhores ingressos sobre filosofia moderna e contemporânea do país. Liderado pelo prof. Dr. Mario Porta, o congresso, como todos os anos, reúne os melhores pesquisadores da área. 

Neste ano, o minicurso será ministrado por mim e terá como título “A crise da filosofia no século XIX nas origens da filosofia contemporânea“:

Resumo:Embora o fenômeno histórico-intelectual da filosofia contemporânea comporte uma enorme gama de distinções e matizes e, portanto, tentativas de defini-lo ou abarcá-lo de maneira omniabrangente estejam, de saída, fadados ao fracasso, não apenas é possível identificar determinados traços comuns como, principalmente, compreendê-los, ainda que de maneira imperfeita, a partir de problemas, posições e soluções mais ou menos compartilhados que remontam, por sua vez, a processos histórico-intelectuais ocorridos na filosofia do século XIX. Se tais processos, vistos isoladamente, não são suficientes para explicar de maneira totalmente linear a passagem da filosofia moderna à contemporânea, eles servem ao menos para esclarecer parte da dinâmica interna que nos trouxe até aqui. A fim de explorar tal aspecto, este minicurso partirá do que a literatura tem denominado como o fenômeno da crise da filosofia, sobretudo na segunda metade do século XIX, a fim de mostrá-lo como um feixe de problemas, soluções e querelas que, se estivermos corretos, ilumina ao menos parcialmente aquilo que chamamos de filosofia contemporânea.

Veja abaixo a programação completa:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.