Guia de escrita acadêmica

Você já passou por isso...O professor de Yale e especialista em filosofia da mente, Neil Mehta, escreveu um guia bastante útil para todo o processo que envolve a escrita acadêmica, desde a leitura até a avaliação dos melhores periódicos para submeter o seu trabalho. Embora o autor tenha como meta (péssimo trocadilho) fornecer orientações para “professional philosophers“, parece-me que todas as dicas se aplicam a pesquisadores de todas as áreas (ainda que questões mais específicas de determinados campos, tais como sobre procedimentos experimentais, por exemplo, não sejam contempladas). Ao final, em uma seção intitulada “Cultivating yourself as a philosopher”, Mehta dá ainda alguns conselhos gerais que, por vezes fazem falta a alguns “profissionais”:

Cultivate yourself not only as a writer, but also as a thinker. Read broadly as well as deeply, taking time to appreciate great historical works. And be fearless about developing new skills at every stage of your career. It is never too late to acquaint yourself with Sanskrit, modal logic, or vision science.

Embora seja bastante bom para iniciantes, o guia é bastante interessante para estudantes de pós-graduação e mesmo para pesquisadores mais experientes. O texto está apenas em inglês – alguém se habilita a traduzir? – e pode ser baixado diretamente do site pessoal do autor.

 

 

1 comentário Guia de escrita acadêmica

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *