Categories: EducaçãoLinks

Bem-vindo à educação superior

Um daqueles artigos excelentemente polêmicos para começar uma semana de trabalho.

Keith Parsons, professor de Filosofia da Universidade de Houston-Clear Lake, publicou há alguns dias sua “Mensagem aos Alunos Ingressantes”. Basicamente, a mensagem é um choque de realidade, mas também expõe algumas diferenças e levanta questões importantes sobre a natureza, os métodos e objetivos da educação superior. Em um dos trechos memoráveis, Parsons traça a seguinte diferença:

First, I am your professor, not your teacher. There is a difference. Up to now your instruction has been in the hands of teachers, and a teacher’s job is to make sure that you learn. Teachers are evaluated on the basis of learning outcomes, generally as measured by standardized tests. If you don’t learn, then your teacher is blamed. However, things are very different for a university professor. It is no part of my job to make you learn. At university, learning is your job — and yours alone. My job is to lead you to the fountain of knowledge. Whether you drink deeply or only gargle is entirely up to you.

Quão certo ou errado está Parsons?

G. Ferreira

View Comments

    Recent Posts

    Curso de Extensão Online – Compreender Filosofia

    Depois de muitos anos recebendo alguns pedidos para um curso online de filosofia, vou oferecer…

    2 anos ago

    Apresentação – Depois de Hegel

    Publico abaixo o texto na íntegra da apresentação à minha tradução do livro de Frederick…

    4 anos ago

    Entrevista ao Bunker do Dio

    Em maio deste ano, tive o prazer de ser convidado pelo Dionisius Amendola, que capitaneia…

    5 anos ago

    Novo artigo sobre Kierkegaard (e Hegel, Heidegger e Trendelenburg)

    Novo artigo aceito para publicação (a sair pela Revista Trans/Form/Ação - UNESP) sobre a leitura…

    5 anos ago

    O Sistema de Fases para avaliação

    Procurando por artigos de Shamik Dasgupta em seu site, acabei clicando em uma de suas…

    5 anos ago

    A filosofia entre a arte e a ciência ou O desafio de Dennett

     Relendo a introdução do incrível “Ten neglected classics”, organizado por Eric Schliesser, topo de novo…

    5 anos ago