Ahn, os jornalistas…

No ?mpeto voraz de apontar problemas na Igreja Cat?lica, a Folha de S. Paulo noticiou os dados da ?ltima pesquisa de n?meros de religiosos, publicada da ?ltima edi??o do L’Osservatore Romano. Entretanto, a not?cia ? t?o mal escrita e t?o tendenciosa que chega a dar raiva. Abaixo o texto tal qual publicado:

N?mero de ordenados cat?licos cai 9% em 2006, diz Vaticano
da Efe, no Vaticano

Atualizada ?s 12h13

O n?mero de ordenados da Igreja Cat?lica caiu em 2006, segundo dados publicados na ?ltima edi??o do jornal “L’Osservatore Romano”, do Vaticano. Segundo os dados, a queda corresponde a uma diminui??o de 7.230 religiosos em todo o mundo.

O Vaticano havia divulgado mais cedo no mesmo jornal um n?mero maior ( 94.790) de ordenados que desistiram da vida religiosa, mas retificou a informa??o depois.

Os n?mero foram fornecidos pelo Escrit?rio Central de Estat?stica da Igreja Cat?lica. No mundo existem atualmente 945.210 religiosos ordenados, entre 136.171 sacerdotes, 532 di?conos permanentes, 55.107 religiosos n?o-sacerdotes e 753.400 mulheres ordenadas.

Segundo a publica??o, no continente africano h? 11.348 ordenados e 60.708 religiosas, considerando apenas os sacerdotes.

Na ?sia, s?o registrados 21.154 sacerdotes e 155.854 mulheres religiosas, na Europa 52.290 sacerdotes e 315.981 religiosas, no continente americano 42.318 sacerdotes e 211.159 religiosas e na Oceania 2.061 sacerdotes e 9.698 religiosas.

Clero

O Vaticano realizou em janeiro um congresso sobre o C?digo de Direito Can?nico, por ocasi?o do 25? anivers?rio de sua promulga??o, que tinha como um de seus objetivos refletir sobre o conjunto de normas jur?dicas que governam a Igreja Cat?lica.

Segundo o presidente do Pontif?cio Conselho para os Textos Legislativos, Francesco Coccopalmerio, um dos objetivos do congresso era localizar os pontos que necessitam de reformas na igreja.

Dias depois, o papa Bento 16 fez nova convoca??o em prol da unidade dos crist?os e disse que as fragilidades do homem e o pecado impedem a plena comunh?o dos seguidores de Cristo.

Obviamente, notifiquei os erros. Veja abaixo:

“A not?cia sobre estat?sticas da Igreja Cat?lica cont?m tantos erros que tal n?mero compromete o m?nimo entendimento das informa??es. A come?ar pelo t?tulo: n?o ? poss?vel saber se a queda do n?mero se refere a qual cen?rio (queda no n?mero de NOVOS ordenados, queda no n?mero TOTAL de ordenados ou, ainda, se o termo “ordenados” se refere aos que receberam o sacramento da ordem ou os pertencentes a alguma ordem religiosa). O termo “ordenados”, no l?xico cat?lico, diz respeito apenas a ministros que receberam o sacramento da ordem em algum de seus m?nus (di?conos, presb?teros e ep?scopos). Assim, torna-se imposs?vel que haja uma estat?stica sobre o n?mero de mulheres ordenadas, como diz explicitamente a not?cia. Favor verificar os erros acima apontados j? que, num jornal com a envergadura da FSP, a sanha por apontar problemas na Igreja n?o pode se sobrepor ? corre??o estil?stica e intelectual.”

Vamos esperar uma resposta…

Veja tamb?m

De costas para o futuro… em dire??o ao eterno

Quest?es sobre a catolicidade

5 comentários Ahn, os jornalistas…

  1. Pingback: “Teologia” moderna « Inter-Esse

  2. Pingback: Sobre Dawkins e del?rios… « Inter-Esse

  3. Pingback: Preocupa??o sobre as homilias | Inter-Esse

  4. Pingback: Migalhas eleitorais | Inter-Esse

  5. Pingback: O ?nibus ate?sta ou O comboio dos que aproveitam a vida | Inter-Esse

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.